
Segredo especial para um pãozinho baiano de textura ideal, que derrete na boca a cada mordida. Doçura perfeita e maciez incomparável, para um café da manhã inesquecível.
Em uma vasilha grande, misture a farinha de trigo, o fermento, o açúcar, os ovos, o sal, o óleo de girassol e a margarina.
Adicione o leite aos poucos, misturando até obter uma massa homogênea.
Soe a massa em uma superfície lisa e enfarinhada até ficar lisa e elástica (cerca de 10 minutos). A massa ficará um pouco grudenta, o que garante a maciez dos pãezinhos.
Coloque a massa de volta na vasilha, cubra com um pano limpo e deixe descansar por 30 minutos em local morno.
Enquanto isso, unte quatro assadeiras grandes com margarina e polvilhe com farinha de trigo.
Após o tempo de descanso, unte as mãos com óleo e forme os pãezinhos, deixando espaço entre eles na assadeira (eles dobram de tamanho ao assar).
Cubra as assadeiras com um pano limpo e deixe descansar por mais 1 hora e 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a temperatura média (180°C a 200°C).
Asse os pãezinhos por 12 a 15 minutos, ou até que estejam levemente dourados na base e ainda claros por cima. Observe o fundo dos pães para verificar o ponto ideal.
Retire os pãezinhos do forno e, enquanto ainda estão quentes, pincele com margarina derretida e polvilhe com queijo ralado.
Para o recheio (opcional): Em uma panela, misture o leite, a farinha de trigo, a gema, o sal e a margarina. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar.
Adicione o queijo parmesão ralado e o creme de leite ao creme, misturando bem.
Corte os pãezinhos ao meio, recheie com o creme e sirva.